Denúncia
por adm
—
última modificação
17/09/2025 08h15
Para conhecimento do se. Prefeito e de todos os senhores e senhoras vereadores, principalmente aos que trabalham na saúde. Quero informar o que aconteceu em nossa escola, onde estuda o aluno T.S nascido em 30/08/2018, que está no 1°ano Turno Integral, no CIEP.
Quero que saibam que ao apresentar sintomas gripais, os professores, monitores e funcionários pediram para a Equipe Diretiva as providências pois, é do conhecimento da comunidade, que o avô paterno do menino é acometido de tuberculose. Sendo que, T. seu pai e outros integrantes da família moram na mesma casa desse senhor.
Soubemos, informalmente, que T. e seu pai realizaram exames e que positivaram para a tuberberculise e que o menino ficou afastado das atividades escolares para tratamento.
Só que a tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis (também chamada de bacilo de Koch). Afeta principalmente os pulmões (tuberculose pulmonar), mas pode atingir outros órgãos, como ossos, rins, meninges e gânglios (tuberculose extrapulmonar). A transmissão ocorre
principalmente pelo ar, por meio de gotículas eliminadas quando uma pessoa com tuberculose pulmonar ativa tosse, fala ou espirra.
Considerando, que o caso do avô do menino era do conhecimento dos agentes de saúde, vigilância sanitária e gestor de saúde municipal, gostaria de saber, quais foram as medidas de prevenção adotadas? Neste momento, em que a criança positivada teve contato com dezenas de crianças e profissionais da educação, quais foram as medidas adotadas? Testagem em massa? Como vai ocorrer o retorno dessa criança para a escola? Qual a responsabilidade do poder público em cadastrar, acompanhar e orientar essa família assim como, a Equipe Diretiva da escola?
É importante dizer que T. tem 7 anos, que frequenta o turno integral, tendo contato direto com outras crianças e profissionais. Utiliza transporte escolar, o ambiente de sala de aula é fechado e na hora do soninho ficam todos muito próximos, tornando inevitável o contato.
Por medo de retaliações, isso fica como anônimo, o que também fica com o nome da criança, que será informado apenas ao promotor, por sabermos ter mais garantia de sigilo. Esperando que os senhores vereadores tomem par da situação para que sejam tomadas medidas realmente eficazes, além de testar apenas a professora, pois é um caso de saúde pública e é importante que o aluno seja cuidado e preservado.
Estou encaminhando esse e-mail porque como trabalho diretamente com todas as crianças, fico insegura com relação à minha saúde e as demais.
Criada em :
15/09/2025 13h30
Tipo de solicitação :
Denúncia
Área :
Ouvidoria
Protocolo :
20250915133050
Status atual :
Resolvida
Respostas
1
Data :
16/09/2025 08h35
Status :
Tramitando
Bom dia, prezado(a)! Agradecemos a sua colaboração e informamos que sua denúncia será encaminhada ao Poder Executivo Municipal para análise e investigações necessárias, bem como com encaminhamento de resposta. Permanecemos à disposição. Atenciosamente.
2
Data :
17/09/2025 08h15
Status :
Resolvida
Bom dia, Prezado (a)! Informamos que sua manifestação/sugestão foi entregue ao Poder Executivo Municipal. Sugerimos que para auxiliar, faça um requerimento no protocolo Municipal ou diretamente na ouvidoria do município, que é o ente responsável pelas providências solicitadas. Atenciosamente,
Arquivos anexados
Esta solicitação ainda não contém nenhum arquivo anexado.