por Interlegis — última modificação 24/06/2021 11h03

O Município de Nova Esperança do Sul foi fundado no dia 13 de abril de 1988, pela Lei Estadual nº 8.559. Para que a emancipação se tornasse realidade muitas pessoas apoiaram o pleito e, dentre elas, podemos citar: Dr. Almir Fiorin, José Carlos Cardinal, Hélio Musskopf, Kátia Hemann, Ernesto Nicola, João Vielmo, Arnaldo José Frizzo, Darci Antonio Vielmo, Pe. Abrahão Cargnin e Armando Pedro Munareto. A Comissão de Emancipação era formada pelos seguintes: Wilson José Guasso, Cláudio Afonso Frizzo, Evaristo João Ribas, Volmir Angonese, João carlos Vilemo,  Ivori Antonio Guasso, Elmo José Cogo, Renô Pasquoto, Florisberto João Angonsese, Dr. Jomar Pascoal Serafini, Dr. Delvi Luiz Segatto e Dr. João Francisco Vielmo.

Na data de 15 de novembro de 1988 foi eleita a primeira Administração Municipal sendo escolhidos, por consenso suprapartidário, o Sr. Evaristo João Ribas e Wilson José Guasso, como Prefeito e Vice-Prefeito respectivamente. Para compor a primeira Câmara Municipal de Vereadores foram eleitos os seguintes: Cláudio Afonso Frizzo, Elmo José Cogo, Dionízio Antonio Cogo, Florisberto João Angonese, Juarez Paulo Zambeli, Mauro José Lovato, Orlando carloto, Sadi Antonio Pavanelo e Valtair José Munareto e, como primeiro presidente, os eleitos escolheram a vereador Elmo José Cogo.